20/10/2017 - Jesika Mayara
O projeto Ministério Público em Defesa da Vida Paz no Trânsito, será lançado oficialmente em Picos no dia 08 de novembro. Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 20, reuniu entidades responsáveis pelo trânsito na cidade.
O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo e contou com a participação da promotora Itaniele Rotondo Sá, assessora de planejamento de gestão do MP-PI; o inspetor Jorge Madeira da Polícia Rodoviária Federal; o secretário municipal de trânsito e mobilidade urbana, Edilberto Cirilo, além da Polícia Militar.
A caravana já foi realizada na cidade de Bom Jesus, onde houve um decréscimo do uso de bebida alcoólica no volante. Segundo a promotora o projeto busca envolver vários órgãos municipais, estaduais e federais.
“O objetivo é trabalhar com o trânsito buscando a temática da paz em várias frentes, como a área criminal, da criança e adolescente visando diminuir a utilização indevida de veículos por eles, além disso, diminuir também o consumo de bebida alcoólica na direção”, disse a promotora.
Ainda segundo Itaniele, Picos é uma das cidades do Estado onde há um grande índice de acidentes e de sequelados.
Entre as ações que serão realizadas estão uma carreata e blitz educativa pela paz no trânsito, palestras em escolas, oficinas para coletas de problemas. A culminância do projeto contará com o cinema rodoviário e com apresentações do SAMU, que fará simulações de atendimento a acidentes, além de exposição de dados.
O projeto atenderá a região, buscando a municipalização do trânsito em diversos municípios e o aperfeiçoamento do trânsito de Picos.
“Um segundo momento trabalhará os problemas coletados durante as oficinas e acarretará na produção de um plano de ação, em busca de melhoras a situação do trânsito na cidade”, relatou Itaniele.