20/10/2017 - Jesika Mayara
Os picoenses viveram durante o mês de outubro os dias mais quentes do ano. A temperatura ultrapassou os 40º e tem acarretado em uma diminuição brusca da umidade do ar.
Segundo o coordenador do Instituto de Meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, nos dias 1º e 14 foram registradas as maiores temperaturas do ano, com 40,7º e 40,4ºC, respectivamente.
“Sempre que ocorre uma disparidade no tempo, uma elevação instantânea da temperatura ou queda de umidade ocorre alguma mudança, proporcionou algumas nuvens, correntes de vento e ultimamente estamos vivendo com temperatura máxima as margens dos 38 graus e umidade relativa entre 28%”, disse Lopes.
Chuvas isoladas não estão descartadas, mas segundo o técnico, as precipitações não influenciarão na temperatura, apenas amenizarão a baixa umidade do ar.
A previsão para o próximo trimestre é que as altas temperaturas continuem.
O aumento das temperaturas também acarreta no maior consumo de água. De acordo com o gerente regional da Agespisa, Sérgio Alves, explicou que devido ao calor o consumo em Picos aumenta cerca de 30%.
“Nesse período do ano devido ao aumento da demanda há algumas interrupções no abastecimento. Temos que subdividir o abastecimento e não temos como colocar água as 24 horas por dia na maioria dos bairros de Picos. Há uma espécie de racionamento”, disse Sérgio.