27/10/2017 - Jesika Mayara
Os técnicos administrativos das universidades federais de todo o país paralisaram suas atividades nesta sexta-feira, 27 de outubro. As atividades da categoria retornam ao normal na segunda-feira, 30.
De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI), subseção de Picos, Erlândio Andrade, hoje é o dia de luta nacional da categoria.
“Dia de defesa da educação pública, dos serviços e servidores públicos. Gostaríamos de falar para a população de Picos que estamos em estado de greve e reivindicamos a defesa da categoria, a renegociação salarial que está parada desde 2015, somos contra os cortes que o governo fez as universidades públicas federais, a precarização do ensino público e os cortes a classe trabalhadora como um todo”, explicou o coordenador.
A partir do dia 10 de novembro os servidores técnicos administrativos em educação da UFPI dos campis de Picos, Teresina, Parnaíba, Floriano e Bom Jesus, paralisarão suas atividades por tempo indeterminado.
“Os professores, como pertencem a um sindicato diferente do nosso, temos este diálogo com eles, mas até o momento não se manifestaram em apoio a essa, que é uma causa também deles, porque é de defesa da educação pública e defesa também ao serviço público”, esclarece Erlândio.