Momento de oração (Foto: José Maria Barros)
Momento de oração (Foto: José Maria Barros)
Por: José Maria Barros
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado licenciado Nerinho (PTB), comanda neste final de outubro e início de novembro, a 42ª romaria às cidades-santuário de Canindé e Juazeiro do Norte, situadas no estado do Ceará.
Liderados pelo deputado Nerinho, os romeiros deixaram Picos por volta das 21h30 de ontem, 30 de outubro, e só retornam no final da tarde de 2 de novembro. Ao todo, a caravana conta com 25 ônibus e cerca de 1.250 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Os romeiros seguiram primeiro para a cidade de Canindé, onde participam das celebrações de São Francisco de Assis. Em seguida, rumam com destino a Juazeiro do Norte para a Festa de Padre Cícero Romão Batista, retornando dia 2 de novembro para Picos.
Tradição
Idealizada pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa (PTB), a primeira romaria a Canindé e Juazeiro do Norte aconteceu no ano de 1975. De 2005 para cá a organização ficou a cargo do deputado Nerinho e nos últimos anos, devido a proibição da utilização dos caminhões paus de arara, a peregrinação acontece em uma única viagem, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
Antes, os romeiros deixavam a cidade de Picos no dia 2 de outubro e seguiam para Canindé para a Festa de São Francisco de Assis, em 4 do mesmo mês. No dia 31 de outubro, seguiam rumo a Juazeiro do Norte para participar da Festa de Padre Cícero Romão Batista, cujo ponto alto acontece em 2 de novembro.
O ex-prefeito José Néri lembra que, a romaria inicialmente organizada por ele e depois pelo deputado Nerinho, não é fruto de nenhuma promessa. “Naquele tempo eu era representante da Antarctica e nesse período as pessoas me procuravam para pagar a passagem deles para Canindé e Juazeiro. Então eu percebi que não me custava nada, já que tinha a frota da empresa e assim começou” – lembra.
Organizador da romaria desde 2005, o deputado Nerinho segue no último carro e coordena tudo. Momentos antes da saída são rezadas algumas orações pelos romeiros, que pedem proteção para que tudo dê certo na viagem.
“Nós só temos agradecer e é isso que estamos indo fazer em mais essa romaria! Esse ano são 25 ônibus e cerca de 1.250 pessoas que recebem café, almoço e janta. Deus no dá muito e isso é o pouco que podemos devolver através do agradecimento, da fé e das orações” – ressalta o deputado Nerinho.
Fotos: José Maria Barros