Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Mutirão marca combate a hanseníase em Picos

Famílias do bairro São Vicente receberão visitas das equipes de saúde

01/11/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
60d51e57b57e0fc4a55df7c6486a.jpg (Foto: Reprodução)
60d51e57b57e0fc4a55df7c6486a.jpg (Foto: Reprodução)

Os casos de hanseníase diagnósticos em Picos têm aumentado nos últimos anos. Dados da coordenadoria municipal de controle de hanseníase apontaram, que no primeiro semestre deste ano, 60 pessoas já receberam o diagnóstico da doença.

De acordo com coordenador de controle a hanseníase de Picos, Gilberto Valentim, o índice de casos de hanseníase na cidade é alto de acordo com o estudo da pesquisa operacional.

“O estudo nos apontou os principais focos de hanseníase na cidade. O maior número de casos foi verificado no bairro Parque de Exposição, seguido dos bairros Morada do Sol, São Vicente e São José. Estamos focando no diagnóstico da doença através dos mutirões, debelando os principais focos da doença”, relatou o enfermeiro.

A ação foi realizada no bairro Parque de Exposição onde foram diagnosticados três novos casos. Famílias do bairro São Vicente receberão a vista das equipes nos dias 09 e 10 de novembro.

“Em seguida vamos nos direcionar aos bairros Morada do Sol e São Vicente. O mutirão é realizado com o apoio de alunos de enfermagem e medicina da Universidade Federal do Piauí e as equipes de estratégia de saúde da Família dos Postos de Saúde. Essa é a segunda vez que a atividade é realizada em Picos”, disse Gilberto.

A hanseníase é realizada onde existem uma maior aglomeração de pessoas, ou seja, ambientes fechados, instituições militares, escolas e periferias.

 Dificuldade de diagnóstico  

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Os sintomas incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Facebook