Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Calor exige cuidados especiais com animais de estimação

Confira os cuidados necessários durante o período

03/11/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
352683731044574583ce2131f769.jpg (Foto: Reprodução)
352683731044574583ce2131f769.jpg (Foto: Reprodução)

Em Picos, durante o B-R-O-Bró os termômetros ultrapassam a marca dos 38°C. A sensação térmica é ainda mais elevada. Não é fácil para ninguém suportar o calor, muito menos para os animas de estimação. Além de não possuírem glândulas de suor, cães e gatos possuem uma pelagem que funciona como aquecedores térmicos naturais.

Para que os animais não sofram com o aumento das temperaturas os donos precisam redobrar os cuidados nesta época do ano.

“Sempre é preciso manter água no bebedouro, se possível com gelo, e deixá-los em locais arejados. Os passeios devem ser realizados em horários menos quentes para evitar insolação e queimadura nas patas dos bichinhos. Os banhos devem acontecer uma vez na semana”, explicou o veterinário, Fagner Santos.

Embora muitas pessoas achem que maiores quantidades de banhos sejam ideais para a redução do calor, o veterinário explica que o excesso de banho pode prejudicar o animal. A quantidade excessiva de água despejada sobre o cão ocasiona problemas de pele e de dores de ouvido. O ideal é continuar com a rotina, e evitar banhos com água gelada para não dar choque térmico no animal.

O profissional ressaltou ainda, que após os banhos é preciso secar bem o animal, uma vez que o período é propício para a proliferação de carrapatos e pulgas, além disso, animais de pelagem longa precisam estar tosados.

Cães e gatos tem a pele mais sensível ao sol. A incidência aos raios solares pode causar problemas de pele a até mesmo câncer. “Animais de pelagem branca precisam usar protetor solar de uso veterinário, já os de pelagem escura devem evitar sair em horários mais quentes, pois absorvem o calor”, explicou o veterinário.

 

Facebook