06/12/2017 - Jesika Mayara
A prevenção do câncer de colo de útero e outras doenças relacionada à infecção pelo HPV por meio da vacinação é prioridade do Ministério da Saúde e, dessa forma, a vacina HPV quadrivalente passou a fazer parte da rotina pública em 2014, inicialmente para meninas de 11 a 13 anos de idade.
De acordo com a coordenadora municipal de vacinação de Picos, Valdivânia Pacheco, no início da imunização a demanda não era tão grande.
“A procura aumentou muito há um ano e meio, devido a divulgação na mídia. A cobertura em Picos tem sido bastante satisfatória, tanto por parte dos adolescentes do sexo feminino como do masculino. A vacina é destinada para as adolescentes de 09 a 14 anos 11 meses e 29 dias e para os adolescentes de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias”, explicou a coordenadora.
A vacina é contraindicada para pessoas fora desta faixa etária, porém em agosto deste ano houve uma ampliação da faixa etária, onde pessoas até 26 anos poderiam ser imunizadas.
“Quem já tomou a primeira dose dessa vacina na faixa etária de 15 até 26 anos poderá comparecer aos postos para receber as doses seguintes da imunização”, disse Valdivânia.
Ainda de acordo com a coordenadora, o Ministério da Saúde enviou doses suficientes para uma cobertura da população picoenses. A imunização poderá ser feita nos postos de saúde que possuam sala de vacinação.