Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Famílias em área de risco contam drama vivido com as chuvas

Moradores estão sem dormir a noite com receio de que a encosta dos morros venha a desabar

05/01/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
4e3efcd40ac1009e42138d6c493e.jpg (Foto: Folha Atual)
4e3efcd40ac1009e42138d6c493e.jpg (Foto: Folha Atual)

As chuvas que cairam na cidade de Picos nos últimos dias estão deixando os picoenses que residem nas áreas de risco em estado de alerta. Ao percorrer o bairro São Vicente é fácil se contatar o temor dos moradores em relação aos deslizamentos de terra. Em algumas moradias, a encosta do morro fica a menos de um metro da estrutura do imóvel.

Esta situação preocupante é o que tem tirado o sono da moradora, Francisca Maria de Almeida Silva, de 62 anos, que reside na Rua Bela Vista 2 há mais de três décadas. Segundo ela, no período da noite, preocupada com o aparecimento das chuvas, a mesma fica em vigilãncia com receio de deslizamentos de pedras que veiam a derrubar sua casa.

“Todo ano é essa mesma agonia. Ninguém dorme, não estou comendo, temendo que o pior aconteça. Falaram que iriam fazer paredão e nada fizeram, nada. Moro com duas pessoas doentes, se cair este morro como arrasto essas duas pessoas. Precisamos de um lugar pra morar porque a nossa situação está cada dia mais urgente”, afirmou a moradora.

A vizinha de Francisca Silva,Joana Maria Pereira, também está temerosa com o risco de deslizamento de terra. A aposentada que mora com o esposo e um filho lembrou que na Rua Bela Vista 2, em 2016, já houve deslizamento, onde a via ficou completamente  intrafegável  com a terra.

“Eu tenho muito medo porque o ano passado eu já tive medo, que o inverno foi razoável, mas esse ano estou mais preocupada porque as chuvas são pesadas. Temos medo de acontecer a mesma coisa [deslizamento] porque é o mesmo morro que atravessa os fundos da minha casa. Continuamos aqui  porque não temos para onde ir”, disse a aposentada.

As moradoras ainda relataram que durante este início de ano, a Defesa Civil de  Picos ainha não vistoriou o local. Ambas lamentaram por não terem conseguido uma moradia nos conjuntos habitacionais edificados através do Programa Minha Casa Minha Vida.

Vistorias

O coordenador da Defesa Civil  de Picos, Oliveiro Luz, orientou as famílias que residem em áreas de risco para terem atenção dobrada e se necessário evacuarem os imóveis. Vistorias pelo órgão estão sendo realizadas nas moradias que enfrentam tal problema.

“O inverno chegou e venho avisando a muito tempo que as pessoas que vivem em área de risco devem ter atenção dobrada. Já visitei os bairros e até agora nenhum deslizamento de terra ou de pedra”, informou.

Cinco bairros de Picos são monitorados pela Defesa Civil com risco de deslizamentos, Bairro São Vicente, São José, Paroquial, Aerolândia, entre outros.

Folha Atual 

Facebook