20/01/2018 - João Paulo
Por João Paulo Leal – Da Redação
A comoção tomou conta do velório e sepultamento da bancária e ex-primeira-dama de Bocaina, Maria Sória Portela de Deus, de 52 anos. Ela faleceu no início da manhã de hoje, 20, em Teresina. Sória estava internada no Hospital da Unimed desde o início deste mês, para um tratamento especializado, após suspeitas de um câncer no estômago, vindo a falecer sem o diagnóstico comprovado.
O corpo de Sória foi transladado de Teresina para Picos por via aérea e foi velado na Funerária Santa Ana até às 16 horas, quando seguiu para a Igreja de São José Operário, no bairro São José. Em seguida, por volta das 18 horas, aconteceu o sepultamento no jazigo da família, no Cemitério São Pedro de Alcântara.
A esposa do ex-prefeito de Bocaina e ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), médico Francisco de Macêdo Neto, mantinha um grande ciclo de amizades em Picos, Bocaina e por toda a região. Milhares de pessoas prestaram suas homenagens póstumas a Sória Portela, tanto no velório e sepultamento quanto por meio das redes sociais.
Várias autoridades piauienses também trouxeram sua solidariedade à família enlutada, como o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), os deputados estaduais Nerinho e Belê Medeiros, o prefeito de Picos, padre Walmir Lima, prefeitos da região, vereadores, ex-prefeitos, empresários como Raimundo de Sá Urtiga Filho e Evandro Reis, médicos, advogados e um expressivo número de bocainenses que tinham em Sória uma verdadeira conterrânea.