24/01/2018 - Redação
O diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes, participou ontem 23 da solenidade de assinatura de regularização das terras do Distrito Industrial de Picos. No evento, foi assinado o livro de registro imobiliário, onde a Emgerpi transfere para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí (Sedet), o título de propriedade de 93 hectares de terras do Distrito Industrial.
Por meio desta ação, o governo do Piauí busca atrair e facilitar o acesso de novos investidores no Distrito Industrial de Picos, e também aquecer a economia do município. A solenidade, realizada no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI)/Campus Picos, foi prestigiada por empresários do Distrito Industrial, representantes do Banco do Nordeste, vereadores, estudantes e autoridades do município.
As áreas transferidas para a Sedet pertenciam a antiga Companhia de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Codipi), que hoje é gerida pela Emgerpi. O secretário da Sedet, José Icemar Lavôr Neri, o Nerinho, informou que agora, “os empresários do Distrito Industrial terão a garantia do terreno, mas somente os que apresentarem projetos poderão gozar das garantias concedidas pelo Estado. Os empresários que visam fazer projetos em áreas do Distrito Industrial pagarão, por lote, apenas 5% do valor de mercado. Não basta vender terreno barato para os empresários, é preciso que eles tenham projeto” – destacou.
Ainda conforme o secretário da Sedet, “a classe empresarial terá que preencher uma série de requisitos, sendo que, o empresário que não investir no prazo de dois anos, perderá o direito de trabalhar no lote”.
De acordo com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Picos, Iata Anderson Rodrigues, a ação é resultado da soma dos esforços. “Estamos vendo hoje o resultado da luta que virou conquista, por meio da soma dos esforços de cada um. Queria deixar uma mensagem para os empresários, que a partir de agora eles terão a segurança jurídica e o acompanhamento técnico da Sedet e da Prefeitura de Picos. Tudo isso para que eles possam trazer para novas e grandes indústrias”, frisou o secretário.
Fonte: CCOM-PI