Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Saúde exige comprovação de viagem para vacina contra febre amarela

Público alvo do calendário são crianças e pessoas que farão viagens

02/02/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
7c6462415c9929784ea5b16ce402.jpg (Foto: Reprodução)
7c6462415c9929784ea5b16ce402.jpg (Foto: Reprodução)

Para ter acesso à vacina contra a febre amarela, em Picos, será necessário apresentar um comprovante de viagem para uma das regiões identificadas como áreas de risco da doença.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a decisão tem como objetivo diminuir a procura de pessoas que não correspondem ao público alvo do calendário de vacinação, que é formado por crianças e viajantes em risco.

Além do comprovante da viagem, quem procurar os postos da cidade para se vacinar precisa apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), caderneta de vacinação e identidade com foto. Crianças não precisam comprovar viagem, pois fazem parte do público alvo do calendário, e não terão restrição.

“Em Picos todos os dias um posto de saúde abre o cronograma para a vacinação da febre amarela. A solicitação da passagem se deu por conta do grande número de pessoas que buscavam os locais de vacinação afirmando que iriam viajar, mas não tinham como comprovar, acabamos descobrindo que muitas pessoas estavam tomando as doses no lugar de quem realmente estavam precisando”, explicou a coordenadora de imunização da secretaria, Valdivânia Pacheco.

A febre amarela é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.

Público Alvo

Devem ser vacinada pessoas entre 9 meses e 57 anos de idade, além daquelas que vão viajar para áreas de rico como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quem já tomou alguma dose da imunização não precisa mais se imunizado.

 

 

Facebook