05/02/2018 - Jesika Mayara
Prevenir doenças que acometam o ser humano é responsabilidade individual e coletiva. Pensando nisso, é que foram escolhidos meses para intensificar a luta contra determinados tipos de doenças. Como por exemplo, outubro rosa e o novembro azul, mês de intervenção intensa contra o câncer de mama e contra o câncer de próstata, respectivamente.
Em Francisco Macêdo, a secretaria de saúde representada pelo secretário Cristóvão Alencar, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família e com o Núcleo de apoio a Saúde da Família – NASF, é referência em promover ações que levam conhecimento à população, ao tempo que busca, com o apoio do prefeito Nonato Alencar do PSB, ofertar oportunidades aos cidadãos de ter acesso à realização de exames que possam diagnosticar alguma anormalidade no bom funcionamento do corpo.
Em alusão a campanha do Outubro Rosa foram realizadas atividades conscientizadoras, panfletagem, exames preventivos e que diagnosticam o câncer de mama, testes, aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura (IMC), entre outras, direcionadas a toda a sociedade e, principalmente, às mulheres. No Novembro Azul, atividades diversas também foram realizadas, como palestras que sensibilizaram a população masculina a respeito do câncer de próstata e das medidas preventivas, além da disponibilização de testes básicos de saúde e de testes rápidos de HIV e Sífilis.
E como novidade, nesse mês de janeiro, a prefeitura Municipal de Francisco Macêdo, em parceria com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de alcançar um maior número de homens e mulheres, realizou uma campanha, de forma unificada, que se espelha nas campanhas de Outubro Rosa e do Novembro Azul e ofertou à população o acesso a ultrassonografias de mama realizadas pelo Doutor Ryan Lacerda da Uniclinic de Araripe e exames sanguíneos de PSA total, coletados pelo laboratório Alves Landim.
O Secretário de Saúde do município, Cristóvão Alencar, ele explicou como se deu a execução dessa campanha e qual o público alvo.
“Essa campanha foi realizada com o objetivo de abranger todos os homens e todas as mulheres acima de 45 anos, de modo quase unânime. Dos exames de PSA realizados, foram analisados pelo laboratório e os que foram encontrados algum tipo de alteração foi comunicado à secretaria de saúde para que fossem realizados nestes, ultrassonografias da próstata, estas estão sendo avaliadas pelos profissionais e caso ainda seja encontrada alguma anormalidade, o próximo passo será a realização do exame do toque retal e início do tratamento devido para cada paciente. Das ultrassonografias, da mesma forma, as que tiverem o laudo de alguma anormalidade, nós da Secretaria de Saúde, assumimos a responsabilidade de tomar as devidas providências” destaca Cristóvão.
O prefeito Nonato Alencar esteve participando das ações e reafirmou o compromisso com a saúde dos franciscomacedenses e da valorização das práticas preventivas que a secretaria de Saúde realiza. “A campanha em si, teve o objetivo de atender todas as mulheres e homens acima de 45 anos. A nossa gestão tem feito o possível para proporcionar o melhor no atendimento dos cidadãos e assumimos a responsabilidade de proporcionar o que estiver ao nosso alcance em práticas preventivas e de tratamento”.
Sem dúvida, Francisco Macêdo é exemplo de município que tem como prioridade e responsabilidade o cuidado com seus habitantes e a oferta do melhor atendimento aos serviços públicos.
Fonte: Cidades na Net