21/02/2018 - Jesika Mayara
As chuvas registradas nas últimas semanas têm contribuído para o aumento do nível de alguns reservatórios da região de Picos, porém, ainda não são suficientes para retirar os mesmos da zona de risco.
A Agespisa está monitorando os mesmos e segundo o coordenador regional, Sérgio Alves, barragens que estavam em nível critico começaram a captar água.
“O açude Cajazeiras, em Pio IX, que não estávamos utilizando mais começou a pegar água, assim como o de Fronteiras. O Piaus, localizado em São Julião, é o que a gente mais precisa, pois dele abastecemos cinco cidades e um povoado daquela região. Com as chuvas nosso técnico afirmou que o reservatório aumentou quatro metros de água”, disse o coordenador.
Com as últimas chuvas, o açude que estava com apenas 3% da sua capacidade agora atingiu o índice de 8%. A expectativa da Agespia é que a captação aumente ainda mais e possa abastecer as cidades da região durante o os próximos 12 meses.
Mesmo com a recuperação do Açude de Piaus o racionamento será mantido. “Vamos manter até que o açude possa abastecer a população de região de forma confortável, sem que seja preciso tomar nenhuma medida mais extrema. O volume necessário para o abastecimento tranquilo é de cerca de 18%”, explicou Sérgio Alves.
Dessa forma o racionamento segue nas cidades de Fronteiras, Pio IX, Campo Grande, Vila Nova, São Julião, Padre Marcos, Belém do Piauí e Jaicós.
Ainda segundo o coordenador regional, os açudes das cidades de Patos e Paulista apresentaram uma captação maior e que uma equipe irá continuar o acompanhamento dos níveis dos açudes da região.
Dados do Dnocs
De acordo com o levantamento Dnocs, as barragens de Fátima, em Picos; Cajazeiras, em Pio IX; e Barreiras, em Fronteiras; apresentam baixo volume de água. Fátima está com apenas 1,08% de sua capacidade, Barreiras tem apenas 6%, e Cajazeiras tem 0,72% de sua capacidade preenchida.