01/03/2018 - Jesika Mayara
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), regional de Picos, investiga e avalia os locais de trabalho para detectar os possíveis riscos e periculosidades que possam causar dano para a saúde do trabalhador.
O órgão está intensificando as ações em toda a região. O trabalho é feito regulamente durante com todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício.
De acordo com a enfermeira Maria Teresa, que coordena o Centro, muitas pessoas confundem as ações educativas do órgão e explicou os principais projetos que serão realizados em 2018.
“Este ano iremos trabalhar a sensibilização da atenção básica sobre os acidentes de trabalho, realizar ações com os trabalhadores informando a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ações alusivas a datas comemorativas, e mobilizações em municípios que compõe a regional. Nossas ações não têm caráter punitivo, apenas educativo”, explicou a coordenadora.
A equipe do CEREST é multiprofissional e conta com profissionais nas áreas de nutrição, medicina, fisioterapia, assistência social, direito e enfermagem.
Na manhã desta quinta-feira, 01, uma equipe visitou a garagem da prefeitura municipal e realizou uma ação junto aos garis, ressaltando a importância do uso dos EPI’s durante o trabalho.