07/03/2018 - Redação
Teve início a 10ª edição da campanha nacional Semana da Justiça pela Paz em Casa na 4ª Vara da Criminal de Picos. Uma roda de conversa realizada no fórum municipal, na manhã desta quarta-feira, 07, reuniu servidores do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e estudantes.
O evento socializou os dados relativos ao número de casos de violência doméstica registrados na região.
“Essa ação vem sendo realizada no município desde 2015 e desde então tem conseguido concentrar os processos nas audiências que são realizadas no período”, disse o assistente social do núcleo Maria da Penha de Picos, José Nascimento.
A campanha visa realizar ações que objetivam agilizar julgamentos relacionados a violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como, realiza ações preventivas contra esse tipo de violência.
Este ano a 4º Vara irá julgar 43 processos relacionados a violência doméstica. Ainda de acordo com José Nascimento, 569 processos relacionados a violência doméstica tramitam atualmente na vara.
“Este ano já chegaram até o núcleo 50 processos de violência doméstica. O índice é considerado alto tendo em vista que no ano passado tivemos 267 casos”, explicou o assistente social.