15/03/2018 - Jesika Mayara
A notificação recomendatória 91/2018 feita pelo Ministério Público do Estado do Piauí, através da 1° Promotoria de Justiça de Picos, a Prefeitura Municipal de Picos estabeleceu a tomada de algumas ações por parte do poder público para a melhoria do trânsito da cidade.
Entre as recomendações está a retirada de trailers e quiosques localizados em estacionamentos da praça Félix Pacheco.
De acordo com a promotora Romana Leite Vieira, a determinação não é isolada e faz parte de um conjunto de recomendações feitos a prefeitura e secretária de trânsito.
“Se formos observar a recomendação pode-se perceber que são várias as medidas adotadas, com relação a taxistas e moto taxistas, recuperação de vias, nomeação de novos agentes de trânsito aprovados no concurso público. Não diz respeito apenas aos trailers, mas sim a toda a organização do trânsito, nosso objetivo é desobstruir aquelas vagas. O objetivo da Zona Azul é dar rotatividade e a partir do momento em que um particular se apossa de uma das vagas, abre brecha para outras pessoas também façam o mesmo”, explicou a promotora.
Cerca de quatro trailers situados na praça foram interditados no final da tarde desta quarta-feira, 14. Apesar do embargo, na manhã de hoje, 15, apenas um estabelecimento reabriu.
“Vale frisar que o nosso objetivo não é prejudicar nenhum pai de família, nosso objetivo é organizar o trânsito. Tanto é, que foi contratada uma empresa de engenharia de trafego. O engenheiro esteve aqui na minha sala e me confirmou que a medida era necessária, porque ali é um local de rotatividade. Nada impede que a prefeitura possa autorizar que essas pessoas trabalhem em outros locais”, disse Romana.
O documento, que é datado de 24 de janeiro deste ano, determina também a regularização da frota de táxis e mototáxis, criação do Conselho Municipal de Trânsito em conjunto com a Câmara Municipal, realização de um convênio entre a secretaria municipal de trânsito e mobilidade urbana e a Polícia Militar, fiscalizações acerca de transporte de passageiros, entre outras recomendações.
Trabalhando na Praça Felix Pacheco há 27 anos, o comerciante Francisco José dos Santos, o “Negão do Cachorro Quente”, relatou ao Picos 40 Graus que foi surpreendido com a interdição e que espera a resposta do poder municipal para saber onde irá desenvolver suas atividades.
O comerciante afirmou ainda, que participará nesta quinta-feira, juntamente com os proprietários dos trailers interditados, da sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores em busca de soluções para o problema.