23/03/2018 - Jesika Mayara
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou nesta sexta-feira (23), em Picos, o treinamento sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O curso aconteceu na Câmara Municipal, das 8h às 12h, e foi destinado a gestores e servidores públicos do município e das cidades da microrregião.
O mesmo foi ministrado pelas auditoras de Controle Externo Lucine Batista e Sandra Maria Saraiva, que explicarão a importância do IEGM para as cidades, como ele é aplicado e as penalidades para os gestores que não fornecerem os dados corretos dos municípios.
Participaram da solenidade o conselheiro Kléber Eulálio, o prefeito de Picos Padre Walmir Lima (PT), o prefeito de Dom Expedito Lopes Valmir Barbosa (PDT), vereadores e secretários municipais.
De acordo com Kléber Eulálio, mais de 40 municípios foram convidados para a capacitação.
“Essa é uma nova sistemática de fiscalização, onde os municípios terão que responder ao questionário, que possui mais de 200 questões, envolvendo os mais diferentes aspectos da administração pública. Essa é uma forma de avaliar a efetividade, queremos saber se os resultados são aqueles que a população necessita”, explicou conselheiro.
Os questionários já foram enviados aos municípios e devem ser entregues até o dia 30 de abril a Tribunal.
IEGM
O IEGM é um indicador que afere, por meio de questionários, a efetividade das políticas públicas implementadas nos municípios. O índice é elaborado com base nas informações fornecidas pelas prefeituras em sete áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia. O treinamento já foi realizado em Picos, Floriano, Pedro II e em vários outros muni