Picos(PI), 01 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Conferência: Docentes discutem avanços na Educação de Santa Cruz

O evento, realizado no auditório do Polo da Universidade Aberta, contou com a participação dos vários segmentos do setor educacional

27/03/2018 - Redação

Imprimir matéria
8d3bd30de6a76910ccb82dbc6a8b.jpg (Foto: Jesika Mayara)
8d3bd30de6a76910ccb82dbc6a8b.jpg (Foto: Jesika Mayara)

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Piauí promoveu durante todo o dia de hoje, terça-feira (27), a III Conferência Municipal de Educação, quando foram amplamente discutidas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME). O evento, que aconteceu no auditório do Polo da Universidade Aberta, contou com a participação dos vários segmentos do setor educacional, como também com a presença do prefeito Francisco Barroso de Carvalho Neto, do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Neto, secretários municipais, vereadores, dentre outros.

Além das discussões dos avanços e melhorias na educação do município, os participantes da conferência ainda aprovaram o regimento interno, elegeram os delegados para as etapas seguintes – intermunicipal e estadual – e ainda contaram com a palestra que abordou o tema central do evento: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação social, pública, gratuita e laica”, que foi ministrada pela coordenadora estadual dos Conselhos Municipais de Educação, Maria Antônia da Silva Costa, a Lilica, que também é especialista em gestão pública municipal e vice-presidente do Conselho Estadual do FUNDEB.

Ao abrir a III Conferência de Educação, o prefeito Barroso Neto destacou que o evento é um canal importante para facilitar a participação de todos os envolvidos com a educação na tomada de decisões. “Essa plenária é muito interessante e importante instrumento de democratização, tornando os nossos docentes partes do processo, pois lhes oportuniza a participação ativa nas escolhas e tomada de decisões” – comentou Barroso Neto.

A secretária municipal de Educação, Marinalva Gonçalves, disse que oito eixos foram debatidos durante a conferência, que irão contribuir para a melhoria da educação de Santa Cruz.

“O plano municipal de educação foi elaborado em 2015 e tem uma validade de dez anos. Desde então estamos fazendo um monitoramento e avaliação. Essa conferência tem o objetivo de avaliar as metas e estratégias colocadas na criação do documento. Tentamos através de um debate democrático propor alterações e sugestões para melhorar a qualidade da nossa educação”, relatou a secretária.

Facebook