23/03/2016 - Jesika Mayara
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, inaugura, nesta quarta-feira (23), o consultório odontológico e o albergue para acolhimento das famílias de detentos na Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos. A solenidade acontecerá às 15h, na unidade prisional.
O gestor inaugura, também, o sistema de monitoramento por câmeras e sistema de alarme da penitenciária, além de assinar termo de cooperação técnica para execução do projeto Registrar, que emite documentos como RG, CPF e certidão de nascimento aos detentos.
Desde o início de 2015, a Secretaria de Justiça já implantou 12 consultórios odontológicos em unidades penais. No caso do acolhimento às famílias, o órgão desenvolve o projeto Acolher com Cidadania, que presta assistência social e psicológica aos familiares das pessoas privadas de liberdade.
Além disso, a Sejus tem investido em tecnologia de segurança prisional, com a instalação de câmeras de vigilância e redes de monitoramento por televisores, por exemplo. Para o secretário Daniel Oliveira, tais medidas humanizam o sistema, assegurando a pacificação das unidades prisionais.
“Temos expandido a atenção à saúde prisional no sistema prisional, pactuando iniciativas com o Governo Federal, melhorado o atendimento às famílias de reeducandos e investido em segurança prisional, com a aquisição de equipamentos de vistoria e vigilância e armamento”, pontua o gestor.
Fonte: CCOM PI