17/04/2018 - Jesika Mayara
Após ser o Piauí apresentar o menor índice de imunização do país durante a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa do ano passado, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) intensifica a campanha para a vacinação 2018.
De acordo com fiscal estadual agropecuário, Gerlan Vieira, apenas 73% do rebanho piauiense foi imunizado. O índice é considerado baixo uma vez que o Ministério da Agricultura propõe a meta de 90%.
“A primeira etapa de 2018 tem início no dia 01 de maio e segue até o dia 31 para a compra da vacina. O prazo para a certificação segue até 15 de junho. Nossa expectativa é vacinar 100% do rebanho, o trabalho deve ser um pouco mais duro para compensar os animais que não foram vacinados nem certificados no ano passado”, explicou Gerlan.
Os criadores devem levar a nota fiscal de compra do produto até o escritório da Adapi onde a sua propriedade é cadastrada. Serão 45 dias para a compra da vacina e realização da certificação, caso essas ações não sejam realizadas ou os prazos não sejam obedecidos, os criadores serão multados.
No Piauí cerca de 1 milhão e 600 mil bovinos devem ser vacinados. A Usav de Picos, que atende a municípios atende aos municípios de Picos, Santana, Sussuapara, Monsenhor Hipólito, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis, Santo Antônio de Lisboa e Aroeiras do Itaim possui cerca de 44.506 bovinos.
O fiscal agropecuário explicou que o Ministério da Agricultura irá implantar um protocolo para retirada gradual da vacina. “Até 2021 a expectativa é que o Brasil inteiro não vacine mais contra a febre aftosa, dessa forma é importante mantermos os índices de vacinação acima de 90% em todo o território nacional”, ressaltou.