23/04/2018 - Redação
Com o intuito de discutir assuntos de interesse da sociedade, o Conselho Regional de Engenharia do Piauí (CREA –PI) realizará na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 8h da manhã, o seminário sobre procedimentos e regularização fundiária urbana e rural em Picos.
O evento, que acontecerá no auditório do Crea, tem o objetivo de mostrar para a sociedade e entidades, a importância da regularização fundiária nas áreas urbana e rural.
Com a realização deste seminário o Crea-PI pretende esclarecer como os profissionais e a sociedade devem agir para regularizar imóveis. Para isso, o evento contará com a presença dos órgãos competentes como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional do Piauí (OAB-PI) e da Prefeitura do município de Picos, que irão informar todos os procedimentos corretos para regularizar essas áreas fundiárias para que estejam mais acessíveis para a sociedade.
O público-alvo do seminário são os profissionais, trabalhadores rurais e pessoas de baixa renda que estão com seus imóveis irregulares.
Para o Assessor de Relações Institucionais do Crea-PI, Wolteres Alencar, a expectativa é que ao final desse evento tenha-se uma proposta correta de regularização dessas áreas fundiárias. “Não existe desenvolvimento nos municípios se não houver a regularização fundiária, portanto, isso é o primário. Na medida que você tem essas regularizações haverá investimento do estado no município e principalmente, das grandes empresas que irão investir nessas propriedades urbanas e rurais”, ressaltou.
Desse modo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí, através desse evento, pretende discutir e ouvir sugestões sobre os problemas fundiários da cidade de Picos, visando buscar melhorias de vida para a sociedade.
PROGRAMAÇÃO
– 08h00min: ABERTURA – Composição da Mesa
– 09h00mim: PALESTRA I: Conjuntura da situação fundiária no Piauí e experiências no judiciário
– 10h10min: PAINEL I- De Regularização Fundiária Rural
-14h00min: PALESTRA II: Perspectiva do Núcleo Fundiário do Estado do Piauí
-15h00min: PAINEL II – De Regularização Fundiária Urbana
-16H30min: Mesa de Debates de todas as Entidades
-17h30min: Encerramento
Fonte: Ascom Crea/ Edição esika Mayara