Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Picos inicia campanha de vacinação contra gripe

No período entre 24 de abril a 01 de junho, as vacinas estarão sendo aplicadas em 10 UBS

25/04/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
d134df1bbebbaf36347ab0d59f24.jpg ampanha de vacinação contra gripe em Picos (Foto: Ascom SMS)
d134df1bbebbaf36347ab0d59f24.jpg ampanha de vacinação contra gripe em Picos (Foto: Ascom SMS)

Com o objetivo de reduzir as complicações, internações e até mesmo a mortalidade ocasionadas pelo vírus da influenza, a Secretaria Municipal de Saúde Picos (SMS) junto com a Coordenação de Imunização deram início, nesta terça-feira (24), a vigésima campanha de vacinação contra a gripe.

No período entre 24 de abril a 01 de junho, as vacinas estarão sendo aplicadas em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que possuem salas fixas para vacinas, como no bairro Belo Norte, São Vicente (Belinha Nunes), Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião (Paim), Passagem das Pedras, Junco, Antenor Neiva, Ipueiras, Cecilia Neri, Morada do Sol e Aerolândia.

“No dia 12 de maio, iremos fazer o dia ‘D’, que é quando todos os postos da zona urbana estarão abertos para a campanha da vacinação”. Confirma, Valdivânia Pacheco, coordenadora de imunização.


Na zona urbana, as vacinas serão aplicadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, aos idosos, aos portadores de doenças cronicas, profissionais da saúde e gestantes. A zona rural receberá em todas as UBS a vacina na semana posterior ao dia ‘D’ na zona urbana (14), onde toda a população prioritária a vacina contra gripe, estará recebendo atendimento.

Quem deve tomar

A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos.

Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão. A lista inclui: crianças de 6 meses à menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas com comorbidade associada, e professores atuantes.

Os professores somente serão vacinados mediante apresentação de contracheque.  As puérperas somente serão vacinadas mediante apresentação de cartão gestante ou certidão de nascimento da criança. O grupo de comorbidades somente serão vacinados mediante apresentação de prescrição médica.

Fonte: Ascom SMS

Facebook