25/04/2018 - Jesika Mayara
O projeto “Viva Melhor Sabendo” é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e objetiva a ampliação da testagem voluntária e oportuna do HIV às pessoas vulneráveis ao vírus. Além disso, tem a missão de implementar a testagem rápida por fluido oral entre as populações-chave.
A avaliação conta com a participação de todas as ONG’s executoras da metodologia. Em Picos, o projeto é desenvolvido em parceria com o Grupo de Livre Orientação do Vale do Guaribas (GGLOS) e já atingiu 2400 pessoas.
Em sua terceira edição o projeto será expandido, como relatou a coordenadora do GGLOS, Jovanna Cardoso.
“Nesta nova etapa iremos desenvolver atividades na cidade de Oeiras, pois esse tipo de testagem só existe na capital. Pretendemos neste ano realizar 1200 testes nas duas cidades. Em caso de sorologia positiva, a pessoa é encaminhada para o Centro de Testagem e Aconselhamento para o reteste e inicio do tratamento”, explicou Jovanna.
Nas duas cidades os testes serão realizados em diversos bairros de forma itinerante. O mesmo tem como público-alvo, usuários de entorpecentes, consumidores de bebidas alcoólicas, profissionais do sexo e jovens.
TESTE
O teste por fluido oral é um teste rápido, sigiloso, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.
A veracidade do exame se compara a de um exame de DNA com 99% de acerto. O grupo está recebendo currículos para a contratação de quatro agentes de realização dos testes, que terão ajuda de custo.