27/04/2018 - Jesika Mayara
Teve inicio na manhã desta sexta-feira, 27, o seminário sobre procedimentos e regularização fundiária urbana e rural em Picos. O evento acontece no auditório do Conselho Regional de Engenharia do Piauí (CREA –PI) e reúne representantes de entidades, estudantes, profissionais e a comunidade.
O presidente estadual do CREA, Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, a temática é muito importante, uma vez que o número de pessoas que não tem acesso ao titulo da sua terra é muito grande.
“Viver em uma área em que você pode ser posto a qualquer momento gera insegurança, isso acontece muito nas zonas urbanas e rurais. Queremos debater isso junto com a sociedade, para que ela se aproprie da discursão”, disse o engenheiro Agrônomo.
O seminário deverá ocorrer em outros municípios que possuam a inspetoria do CREA.
De acordo com o inspetor do CREA de Picos, Francisco das Chagas, bairros da zona urbana como Parque de Exposição, Paroquial, Morada do Sol e Boa Sorte, possuem muitos imóveis que precisam ser regularizados.
“Nestes locais as pessoas possuem a posse da terra, mas não têm em mãos o documento que lhes assegura a compra e venda. A principal preocupação do CREA é realizar essa regularização o que irá promover a satisfação desse público”, relatou Francisco das Chagas.
Para o inspetor o seminário é uma oportunidade para a tomada de medidas concretas para essa regularização. “Iremos tentar que as pessoas procurem a secretaria de obras para fazerem a regularização e a partir dai teremos um cadastro real dos imóveis que estão regulares e irregulares em Picos”.
O seminário segue a tarde com a realização de palestras e debates.