03/05/2018 - Jesika Mayara
O Hospital Regional Justino Luz (HRJL) recebeu na manhã desta quinta-feira, 03, a visita do Secretário Nacional de Saúde, Rogério Abdalla.
Após reunir-se com a diretora do hospital, Patrícia Batista, o secretário pode conhecer um pouco da realidade do local, as principais dificuldades e necessidades de investimentos.
A diretora do HRJL, falou que a visita é uma solicitação Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) que busca que o local se torne um hospital escola.
“Por uma solicitação nossa e do presidente da fundação, quando esteve no Ministério da Saúde, fomos pedir essa avaliação para que possamos tornar o Justino Luz um Hospital Escola de direito, porque de fato ele já o é. Hoje recebemos cursos de três universidades e sete cursos profissionalizantes de enfermagem. Fomos pedir um suporte na ambiência e mais recursos, para que possamos receber um repasse diferenciado pelo trabalho que já realizamos”, disse Patrícia Batista.
Durante a visita a equipe do Ministério da Saúde conheceu as instalações do hospital, que solicita investimentos estruturais como a climatização do HRJL, troca de piso, troca de camas, reestruturação do setor de nutrição e da área administrativa, reformas de banheiros, entre outros pontos.
“O mais importante de tudo isso é fornecer ao alunado que faz seus estágios aqui melhores condições para que ele possa melhor atender a população. O objetivo de um hospital escola é garantir que o paciente seja melhor atendido”, explicou Patrícia Batista.
Após conhecer a realidade do hospital, que atende a população de toda a macrorregião e atualmente funciona com 120% da sua capacidade, o secretário falou da importância de investimentos no local.
“Vamos cuidar de toda a necessidade deste hospital, vamos melhorar a saúde. Aqui tem uma necessidade grande de investimento e vamos trabalhar neste sentido. Aqui encontrei uma realidade atípica, pouco saio de Brasília, mas fiz questão de vir a Picos, a pedido do deputado Mainha”, relatou Rogério Abdalla.