03/05/2018 - Jesika Mayara
Quatro karatecas picoenses participam de Campeonato Norte e Nordeste de Karatê Interestilos e conquistam quatro medalhas, uma de ouro e três de prata. O evento esportivo aconteceu em Paruapebas, no estado do Pará, entre os dias 27 e 29 de abril e é classificado como zonal porque é realizado com disputa de esportistas de regiões específicas.
A karateca picoense Wanessa Costa conquistou duas medalhas, ela concorreu à categoria de luta adulta feminina e ficou em primeiro lugar, ganhando a medalha de ouro e na luta Kata, ficou em 2º lugar, levando a medalha de prata.
José Tomás disputou pela categoria adulto masculina e foi vice-campeão, ele trouxe uma medalha de prata. E o João Paulo, lutou pela categoria juvenil e também ficou em segundo lugar, conquistando outra medalha de prata.
O professor, Francisco Arcanjo, responsável pela Associação de Karatê de Picos (ASKAPI) falou da conquista desses jovens picoenses no esporte e das dificuldades de conseguir patrocínio para levar os karatecas para participarem de campeonatos em outros estados.
Ele fala que já conseguiu apoio financeiro de alguns empresários do município e também da prefeitura de Picos, mas ainda não é suficiente para levar mais esportistas para participarem das disputas em outros estados.
“A nossa seleção é composta por 10, 15 karatecas e só três conseguiram ir [ para o campeonato] devido à falta de recursos, que não foi suficiente. Conseguimos uma quantia até significativa, mas não foi suficiente para levar de sete a dez atletas, porque daria muita despesa”, lamentou.
A sede da Askapi fica localizada na Avenida Severo Eulálio e caso algum político ou empresário desejar agregar seu nome ou marca à esses campeões picoenses, podem estar procurando o professor Arcanjo, na academia ou pelo telefone (89) 9 9979-9525. Ele pede ajuda para que os esportistas picoenses possam representar nossa cidade em disputas nacionais e também internacionais.
“Temos umas propostas boas, mas ainda não é o suficiente. […] Precisamos de apoio do poder público municipal, estadual, os deputados. Temos que correr atrás para conseguir representar o nosso país. A gente precisa muito de mais parcerias que possam nos apoiar, principalmente os três guerreiros”, disse.
Arcanjo disse ainda que seus atletas estão precisando de quimonos, que é a vestimenta para ser utilizada durante a luta. Segundo ele, os jovens não têm condições financeiras para comprar a roupa e necessitam de patrocínio.
Fonte: Daniela Menezes- Grande Picos