04/05/2018 - Redação
Por João Paulo Leal – Editor de Política
Entrando pela porta da frente na base aliada do governador Wellington Dias, por meio da indicação de cargos no primeiro escalão do Governo do Estado e apoio às matérias de interesse do Executivo na Assembléia Legislativa, o MDB já deixou claro há um bom tempo suas intenções políticas na eleição deste ano e uma delas é participar da chapa majoritária encabeçada pelo governador Wellington Dias (PT), indicando o candidato a vice-governador.
Outra meta prioritária do partido é formalizar coligação proporcional com todos os partidos que hoje integram a base do governo e assim fortalecer sua bancada na Assembléia Legislativa para a próxima Legislatura. A posição do partido, priorizando essas duas questões, já foi levada oficialmente ao governador Wellington Dias na semana passada, durante reunião com membros da Executiva Estadual, deputados e pré-candidatos a deputado na eleição deste ano.
Ao receber na tarde de ontem (03) a reportagem do Picos 40 Graus na sede do partido em Teresina, o presidente regional do MDB, deputado federal Marcelo Castro, disse que o nome defendido pelos emedebistas para a vaga de vice-governador é o do presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho, sendo que, a partir da reunião com o governador, é esperada a posição dos demais partidos. “Agora vamos esperar que a mesma conversa aconteça com os demais partidos, pois todos também defendem seus pleitos e cobram participação na chapa. O governador vai levar nossas propostas e ouvir as dos outros aliados e assim chegaremos a uma definição” – comentou.
Para Marcelo Castro, se as conversas forem de forma franca, honesta e com argumentos, o consenso tende a prevalecer e a unidade da base será mantida. Contudo, o deputado preferiu não especular no momento cenários futuros, caso os pleitos do MDB não sejam atendidos por completo ou parcialmente. “Nesse instante não existe outro caminho ao MDB. Não vamos também trabalhar com hipóteses. Já apresentamos claramente o que queremos e agora vamos aguardar a resposta do governador e dos aliados” – concluiu.