17/05/2018 - Jesika Mayara
O crescimento do número de casos de abuso sexual em Picos tem chamado a atenção do Conselho Tutelar.
Um levantamento feito pelo órgão aponta que este ano já foram registrados 18 casos, mais de 90% do que foi catalogado no ano passado, quando 19 crianças e adolescentes foram vítimas de abuso sexual.
“Praticamente superamos os dois últimos anos. Creio eu que a procura seja devido ao trabalho que os meios de comunicação têm realizando na divulgação de crimes e do nosso trabalho”, disse o presidente do Conselho Tutelar, Raimundo Nonato.
O levantamento apontou ainda que a maioria das vítimas são meninas, com idade de 05 a 13 anos. O perfil dos criminosos são homens, em sua maioria acima de 50 anos, que são próximos das famílias com algum grau de parentesco.
“Eles não acarretam nenhum tipo de suspeita, são pessoas em que você confia. São padrastos, tios, padrinhos, vizinhos. Hoje os pais têm que ter mais atenção com os seus filhos, a criança que está sendo abusada dá sinais. É preciso estar atento e acreditar no que a criança diz”, explicou o conselheiro.
Raimundo explicou ainda que dos 18 casos registrados este ano, apenas 02 acusados foram presos. “São muitos casos, a justiça demora, uma vez que são poucos promotores e juízes. O trabalho do Conselho Tutelar é fiscalizar, averiguar e encaminhar o relatório aos órgãos competentes. Estamos à mercê da Justiça”.