Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Carreta de combate a Hanseníase chega a Picos nesta segunda-feira

O veículo realizará atendimento nos dias 21 e 22 de maio

19/05/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
ba8942c9fbce3ebdc8292c4b31a9.jpg (Foto: Reprodução)
ba8942c9fbce3ebdc8292c4b31a9.jpg (Foto: Reprodução)

A Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” estará em Picos nos dias 21 e 22 de maio, no centro da cidade, na praça Josino Ferreira, onde irá promover consultas e exames gratuitos, para reforçar o processo de diagnóstico e tratamento da hanseníase.


Carreta da Saúde

Com um número menor de casos relacionado ao ano passado, o coordenador Municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, afirma que houve uma diminuição da doença apenas no primeiro trimestre.

“Observamos que os casos baixaram. Só no primeiro trimestre do ano passado, tivemos um aumento de 7% e esse ano, nós tivemos uma diminuição de 4%. Então isso nos deixa contente, pois estamos vendo que essa nossa estratégia está dando certo”. Concluiu.

A Carreta da Saúde, Ponto Final na Hanseníase, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e tem com o objetivo amenizar a doença. A carreta chega a Picos, por receber casos de regiões vizinhas,  se tornando um local com grande número de casos.

Hanseníase é uma doença que pode ser combatida. Para isso, a Coordenação de Controle da Hanseníase atua no diagnóstico e tratamento, através das Estratégias de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, e na sede do Posto de Assistência Médica (PAM), na Rua Sitonho Dantas, número 590, no bairro Catavento.

Segundo Gilberto Valetim, Manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele, dormência, pele ressecada, sensação de formigamento nas mãos nos pés, dores nos nervos dos braços e pernas, são os principais sintomas da Hanseníase.

 

Ascom SMS Picos

Facebook