21/05/2018 - Jesika Mayara
No Piauí há cerca de dois meses, a Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” chegou a Picos na manhã desta segunda-feira, 21, onde realiza consultas e exames gratuitos, para reforçar o processo de diagnóstico e tratamento da doença.
O veículo está estacionado na Praça Josino Ferreira, Centro da cidade. Os atendimentos acontecem de 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
Está é a quarta vez que a carreta, que percorre todo o país, vem ao município, onde realiza atendimentos até o final da tarde de amanhã, 22.
“Existem alguns carros de som divulgado a ação nos bairros. Iremos examinar as pessoas que tem suspeita da doença, com atendimento de dois profissionais médicos e serviço de enfermagem, que faz a orientação e inicio de tratamento”, explicou Gilberto Valentim, coordenador de controle a hanseníase do município.
Para Gilberto, a vareta vem suprir algumas lacunas do dia-a-dia do serviço de combate a doença, que é realizado pela atenção básica em todos os bairros da cidade.
Durante o primeiro trimestre de 2018, houve uma redução de 4% no número de casos diagnosticados em Picos, em relação com o mesmo período do ano passado, quando forma registrados 19 casos.
Dificuldade de diagnóstico
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Os sintomas incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).