30/05/2018 - Jesika Mayara
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Coordenação de Imunização acatou a recomendação do Ministério da Saúde de prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 15 de Junho.
A decisão foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º de junho).
“A campanha vai até o dia 15 de junho, não sabemos ainda se vamos ter vacina até o dia 15 de junho nas Unidades Básicas de Saúde, porém, vamos dar continuidade e faremos o possível pra conseguir chegar até o final da campanha” disse Valdivânia Pacheco, coordenadora de imunização.
Nove postos de saúde da zona urbana de Picos estão fazendo a imunização do grupo prioritário, são eles: Paim, Antenor Neiva, Passagem das Pedras, Belinha Nunes, Belo Norte, Junco, Cecília Neri, Morada do Sol e Ipueiras.
As vacinas estão sendo aplicadas aos grupos que se devem ao fato de serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos como: crianças de 6 meses à menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas com comorbidade associada, e professores atuantes e profissionais de saúde.
Os professores somente serão vacinados mediante apresentação de contracheque. As puérperas somente serão vacinadas mediante apresentação de cartão gestante ou certidão de nascimento da criança. O grupo de comorbidades somente serão vacinados mediante apresentação de prescrição médica.
Ascom SMS