05/06/2018 - Jesika Mayara
Vendedores ambulantes e donos de trailers realizaram na manhã desta terça-feira, 05, uma caminhada cívica pelas ruas do Centro de Picos, em protesto ao projeto da Prefeitura Municipal, que pretende realocar a categoria para o Shopping Popular e para a Avenida Beira Rio.
Portando faixas com frases de repúdio ao projeto, a categoria seguiu da praça Josino Ferreira até o Fórum Municipal, onde reuniram-se com a promotora Romana Leite.
De acordo com Eurípedes Parreira, mais conhecido como Pepeu, durante a reunião os ambulantes levaram ao Ministério Público as suas propostas e as deliberações do governo federal que asseguram a prática.
“Essa não é uma manifestação de uma ou duas pessoas, e sim dos ambulantes de Picos, somos quase 200 pessoas, que pedem a administração municipal que não nos exclua, pelo contrario que nos inclua no social e que preserve nosso trabalho. O povo não vai onde os ambulantes estão, o ambulante tem que estar presente onde tem povo”, disse o Pepeu.
A categoria afirma que a mudança irá afetar diretamente mais de 500 trabalhadores e indiretamente cerca de mil pessoas, além de trazer um transtorno para economia do Centro da cidade.
“Temos deliberações do governo federal através do Ministério do Turismo, que incentivam a permanência de ambulantes nas praças, além disso, iremos levar nossas propostas e alegações, para que o Ministério Público possa nos ouvir e abrir um canal de negociações com a Prefeitura Municipal”, afirmou Pepeu.