07/06/2018 - Jesika Mayara
A Operação Carro-Pipa foi suspensa, em Picos, no dia 01 de junho. A Defesa Civil busca a continuidade do abastecimento, uma vez que cerca de 700 pessoas residentes na zona rural são atendidas pela ação.
“Estamos solicitando a continuidade que deverá ocorrer a partir de julho, pois o prefeito assinou o decreto apontando a situação de emergência para o abastecimento humano. Estou encaminhando o documento para a Secretaria de Estado e para o Ministério da Integração Nacional para que eles autorizem a continuidade do programa”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz.
O coordenador disse ainda, que durante a suspensão, o abastecimento será realizado através dos veículos do PAC 2 da prefeitura municipal, que é incapaz de satisfazer a demanda.
Seis localidades picoenses eram atendias pela operação, sendo elas, Custaneira, Serra do Tanque, Mirolândia, Champada do Fio, Mucambo e Três Potes.
Operação Carro-pipa
A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.