14/06/2018 - Jesika Mayara
Perto de alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde a todos os municípios do país, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da coordenação de imunização, registra a falta de doses da vacina contra a gripe H1N1.
De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Valdivânia Pacheco, a procura este ano foi muito intensa e a secretaria espera o envio de novas doses após a prorrogação da campanha.
“A campanha vem sendo satisfatória. O Ministério prorrogou a campanha até o dia 22, porque até o momento nenhuma das regiões do país conseguiu atingir a meta de 90%. Porém, o município não dispõe de mais nenhuma dose da vacina, nosso estoque está zerado estamos aguardando uma resposta do estado para saber se ainda virá novas doses ou não”, explicou a coordenadora.
O estoque chegou ao fim desde a última terça-feira, 12 de junho, em todos os postos de saúde e na câmara fria da secretaria. Ainda segundo Valdivânia, os grupos que mais procuraram a imunização foram os idosos e trabalhadores de saúde. “Quem procurou menos foram as gestantes e crianças, mas nem por isso a meta deste público está baixa”.
No ano passado Picos imunizou 92,6% do público alvo. A expectativa da coordenação é que este ano o percentual seja superado.