19/06/2018 - Jesika Mayara
Instalada no ano de 1965, após uma parceria entre a prefeitura e a SUDENE, a estação de meteorologia de Picos, localizada na Universidade Federal do Piauí, passou nos últimos dias por reforma e mudança física.
“A mudança de local ocorreu devido a universidade precisar do espaço em que estávamos, dessa forma, fomos transferidos para outro ponto do Campus. Toda a modificação foi custeada pela UFPI”, explicou o técnico Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de Picos, Eugênio Lopes.
Com a mudança, técnicos do INMET vindos de Recife, realizaram manutenção e reinstalação dos instrumentos.
Inicialmente a estação tinha poucos instrumentos, mas hoje ela é classificada como estação climatológica principal, e faz parte de uma rede de 22 mil estações espalhadas em todo o mundo.
Apesar da melhoria estrutural, o risco para a desativação da estação ainda existe. Desde 1973, a unidade é comandada pelo técnico Eugênio Lopes, que está prestes a se aposentar. Seu afastamento comprometerá os trabalhos meteorológicos na cidade, uma vez que não existem sucessores ao cargo.
“Se ele se aposentar teremos que fechar a estação, esperamos que isso não ocorra. Iremos buscar parcerias, irei até da prefeitura municipal para tentar conversar com o gestor, em busca da disponibilização de um servidor. Basta o interesse da prefeitura local”, explicou coordenador do INMET Nordeste, Raimundo dos Anjos, durante visita a Picos.
Matéria Relacionada: Estação de meteorologia de Picos poderá ser desativada