28/06/2018 - Jesika Mayara
A Academia de Líderes Piauiense é um projeto social e educacional que visa atender jovens estudantes do oitavo ano do ensino fundamental até os que sejam universitários, desenvolvendo habilidades de liderança, com o objetivo de capacitá-los para impactar positivamente a sociedade.
A iniciativa dos professores Janayna Arruda e Fabrício Fortaleza e do estudante João Ricardo Morais, atenderá inicialmente cerca de 12 jovens da região de Picos.
“O projeto visa despertar os jovens para que eles possam quebrar paradigmas e perceberem que podem ir além da realidade que é proposta para eles. Sabemos que a realidade no nosso estado é um tanto quanto precária, uma vez que o poder público não oferece condições a todos. A academia irá dar suporte a estes jovens alcançar além do seu potencial”, explicou Janayna.
Para participar da academia os jovens poderão preencher um formulário e passarão pela face de entrevistas. Os selecionados irão participar do primeiro projeto implantado que se chama “Quebrando Paradigmas”. As aulas acontecerão de forma presencial uma vez por semana.
“O primeiro módulo será focado na parte de liderança. Trabalharemos a área do desenvolvimento, seja ele no empreendedorismo, filosofia, literatura, matemática e nas áreas sociais. Nosso foco é fazer com que os alunos tenham contato com disciplinas que não tem dentro da escola e que sejam importantes para a sua pratica na sociedade”, explicou Fabrício Fortaleza.
O programa é uma Organização Sem Fins Lucrativos (ONG) e será custeado através de parcerias com entidades privadas e com a sociedade.
Um exemplo de superação é o Piauiense João Ricardo Morais, 17 anos, foi aprovado em 2017, em uma das instituições mais concorridas do Mundo, disputando uma das vagas com jovens de várias partes do mundo.
Natural de Santa Cruz do Piauí, João foi o primeiro nordestino a ganhar uma bolsa de estudos de aproximadamente 95% para estudar no Eastern Mediterranean International School (EMIS), em Israel, representando o Brasil em proposta de paz e sustentabilidade por dois anos.
Em Israel o garoto do interior do Piauí se destacou e hoje lidera importantes projetos que envolvem jovens do oriente médio. Foi destaque no Ministério de Educação de Israel.
“Sempre tive o sonho de estudar em outro país, mesmo sendo fora da minha realidade. Quando cheguei em Israel me deparei com uma realidade totalmente diferente do que vivencie por toda a minha vida. Resolvi compartilhar os ensinamentos com os jovens daqui”, relatou João Ricardo.
Mais informações sobre o projeto poderão ser disponibilizadas através do telefone (89) 98148-8610.