29/06/2018 - Jesika Mayara
Mesmo sem a presença de seis vereadores que compõe a base de apoio ao prefeito Pe. Walmir Lima (PT), os cinco vereadores da oposição e mais os quatro do PTB e PDT, abriram a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira, 28, e por nove votos a zero elegeram Zé Luís como o novo presidente do legislativo municipal para o biênio 2019/2020.
Os parlamentares começaram a chegar a sede do legislativo por volta das 14h00, quando se depararam com um documento assinado pelo vereador Antônio Moura (PC do B) que anulava a resolução aprovada no dia 21 que antecipava a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal.
Eles chamaram um advogado e sem contar com os servidores da Câmara que não estavam presentes, abriram o plenário e votaram pela derrubada do decreto administrativo que extinguia a eleição da Câmara Municipal para hoje, em seguida, procederam com a eleição e encerraram a sessão.
Após a sessão o vereador Zé Luís (PTB) afirmou que a eleição foi válida porque seguiram o edital baixado pela mesa diretora. Ele entende que a tentativa de anulação da eleição se deu porque o atual presidente, vereador Hugo Victor (MDB) entendeu que não tinha os votos para se reeleger. “Nós estamos seguindo o regimento, o edital que foi baixado, então não vejo nenhum problema”, comentou.
Zé Luís disse que o PTB entendeu que poderia liderar a mesa diretora após o presidente Hugo Victor ter procurado inicialmente os parlamentes da oposição para formar a sua chapa. Quanto a participação do ex-prefeito José Neri de Sousa (PTB) nesse processo, ele disse que este apenas aconselhou e que não arquitetou a mudança na chapa.
Para Zé Luís quem interferiu na eleição da Câmara Municipal foi o Pe. Walmir Lima ao exonerar os secretários e comissionados de indicação do PTB. No entanto, não endossou que esteja na oposição. “O que pode acontecer daqui para frente? Se o prefeito continuar com esse pensamento dele de que nós somos oposição, então ele está nos jogando para a oposição”, comentou.
A mesa diretora eleita nesta quinta-feira é formada pelos seguintes nomes:
Presidente: Zé Luís (PTB).
1° Vice-presidente: Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas).
2° Vice-presidente: Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (Progressistas).
1° Secretária: Francisca Celestina de Sousa, Dalva (PTB).
2° Secretário: Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).
Válida?
Havia alguns apoiadores do Pe. Walmir Lima na Câmara Municipal de Picos. Em “off” eles comentaram que a votação desta quinta-feira não terá valor porque deveria haver um prazo de dez dias entre a votação da emenda que antecipou a eleição e a eleição. Nesse caso, houve apenas uma semana. Se isso for comprovado juridicamente, talvez tenham que realizar uma nova eleição. O que é quase certeza é de que mais uma vez uma eleição do legislativo picoense será judicializada.
Por Jailson Dias/ Folha Atual
Fotos: RiachãoNet