03/07/2018 - Jesika Mayara
A prefeitura municipal de Picos embargou nesta segunda-feira, 02 de julho, os trailers localizados nas praças da cidade. A medida faz parte do projeto de revitalização das praças e mudança dos estabelecimentos para a Avenida Beira Rio e Shopping do Povo,
Desde a sua proposição, a mudança não foi aceita pela comissão dos ambulantes, que ressaltam que a mudança irá prejudicar a categoria.
Nesta terça-feira, 03, a nossa redação percorreu as praças Feliz Pacheco e Josino Ferreira, mesmo com as notificações fixadas nos estabelecimentos, o funcionamento continua normalmente.
Trabalhando na Felix Pacheco há 15 anos, José Valdo da Costa, sente-se constrangido com a medida tomada pelo poder municipal.
“Entendo que está administração está voltada para meia dúzia de pessoas. Não vou ficar em casa deitado e dormindo, tenho mais é que trabalhar, sobrevivo disto aqui. Estamos aguardando a remoção, já falei com o meu advogado, que me instruiu a permanecer aqui e que deixasse levarem meu trailer, que vamos entrar com uma ação na Justiça”, explicou o ambulante.
José Valdo, afirmou que não irá sair, que o seu trailer é sua única fonte de renda. “Acordo todos os dias às 03h30, acho uma injustiça isso que o gestor está fazendo com algumas pessoas, pois essa decisão não está sendo para todos. Ou é tudo ou nada, não se pode benéfica algumas pessoas”.
Buscando soluções para a medida, a comissão dos ambulantes foi ao fórum municipal, onde estiveram reunidos com a juíza Conceição Portela.
De acordo com o dono de trailer Eurípedes Parreira, o Pepeu, a liminar sobre o processo deverá sair após a magistrada analisar o processo.
Bancas
O funcionamento também continuou normalmente nas bancas localizadas nas praças. Alguns comerciantes informaram ao Picos 40 Graus que na sexta-feira, 06, irão ser transferidos para o Shopping do Povo.
Próximos passos
“Passado o prazo, a secretaria irá embargar o estabelecimento dos que resistirem e se porventura no outro dia eles descumprirem, não iremos mais para conversar. Iremos com poder de polícia para fechar e vigiar, caso seja percebido que a lei foi respeitada a prefeitura vai remover os trailers. Para receber seu bem de volta o proprietário irá pagar multa, juros e responderá por um processo administrativo”, explicou o secretário municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Iata Anderson, durante reunião realizada com a categoria no dia 11 de junho.
Matéria Relacionada: Ambulantes devem deixar praças de Picos até 02 de julho