01/08/2018 - Jesika Mayara
Há um ano o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) deu início a obra de drenagem das vias laterias da BR 316, zona urbana de Picos.
De acordo com o supervisor do DNIT da Unidade de Picos, engenheiro Elvomarton Lima, a empresa responsável pela obra que está cerca de 30% concluída é a Construtora Sucesso.
“A obra de drenagem segue em seu ritmo normal de execução, estamos atuando na abertura de valas, assentamento de tubos e aterro. O ritmo tem sofrido as decorrências que uma obra dessa natureza sofre”, explicou o engenheiro.
A drenagem contemplará as vias laterais da BR 316 na zona leste da cidade, o que compreende, segundo cálculo do DNIT, cerca de 15 quilômetros de extensão e deve ser concluída até dezembro de 2019.
Em alguns pontos as valas abertas atrapalham a passagem de veículos e acesso a pontos comerciais.
Moradores e comerciante da zona leste de cidade reclamam dos transtornos causados pela obra, especificamente no trecho em que não foi realizada a pavimentação.
“Os transtornos são muitos vivemos gripas, o estabelecimento vive cheio de poeira, os clientes não estão vindo as vendas caíram muito porque é tudo cheia de poeira. Quando terminou a pista do meio agora começa a de baixo e sabe lá Deus quando vão terminar essa obra”, relatou a comerciante Rita Maria Rodrigues.
A empresa responsável pela pavimentação é Construtora Múltipla. De acordo com o supervisor do DNIT a demora em começar o pavimento é decorrente da pouca extensão da obra. “Não podemos numa extensão curta já vir fazendo a pavimentação. A empresa precisa de uma certa extensão para trabalhar, não é com 800 metros que a empresa já começa a fazer. Estamos aguardando ter uma extensão maior”, disse.