Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Prefeitura de Sussuapara promove curso de pesca artesanal

Curso foi ministrado através de aulas práticas na barragem Poço Marruá, localizada no município de Patos do Piauí

04/04/2016 - João Paulo

Imprimir matéria
30a168e730673d9fb606f6540aab.jpg Sussuaparenses participaram de curso de pesca na barragem de Patos do Piauí (Foto: João Paulo)
30a168e730673d9fb606f6540aab.jpg Sussuaparenses participaram de curso de pesca na barragem de Patos do Piauí (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal
Da Redação

A Prefeitura de Sussuapara, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu durante os dias 02 e 03 de abril o Curso de Iniciação à Pesca Artesanal, que foi ministrado através de aulas práticas na barragem Poço Marruá, localizada no município de Patos do Piauí, com uma carga horária de 24 horas. Algo em torno de 50 pessoas participaram do curso de pesca.

Por ser banhado pelo rio Guaribas e ainda contar com vários açudes públicos e particulares, o município de Sussuapara tem vários pescadores que exercem a pesca artesanal como atividade econômica para o complemento da renda familiar, ou de subsistência como parte da alimentação do dia-a-dia. “Com isso, resolvemos oferecer essa oportunidade para aqueles que praticam a pesca artesanal obterem mais conhecimento e técnica nessa atividade” – explicou o prefeito de Sussuapara, Edvardo Antônio da Rocha, o Pé Trocado, que esteve presente nos dois dias de duração do curso.

Durante a oficina, foram discutidas as técnicas mais usadas de pescaria artesanal, como preparação de iscas artificiais e naturais, manutenção e preparação de equipamentos, cuidados que se devem ter ao entrar na água e como preparar o peixe na alimentação e comercialização.

Também prestigiaram a realização do curso, no domingo, dia 03, as secretárias Elisete Rocha (Educação), Jesuíta Araújo (Assistência Social) e Gislene Rocha (Finanças), os vereadores Naerton Moura e Chico Clementino e ainda o ex-vice-prefeito Edilberto Rocha, o suplente de vereador, Antônio Ramiro, o dentista Bento Carvalho e os advogados Danilo e José Edivaldo Araújo.

A prefeita de Jaicós, Waldelina Crisanto e seu esposo, ex-prefeito Antônio Crisanto Neto possuem casa de veraneio nas proximidades do açude onde se realizava o curso. O casal ofereceu apoio logístico ao prefeito Edvardo Rocha e aos participantes, como também elogiou a iniciativa do gestor sussuaparense. Após o curso, os participantes ainda foram conhecer o sangradouro e a comporta da barragem Poço Marruá. O reservatório, que é um dos maiores do Estado, em janeiro deste ano atingiu sua capacidade máxima, que é de 293 milhões de metros cúbicos de água.

Facebook