31/08/2018 - Jesika Mayara
Alunos e professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) paralisaram as atividades em todos o estado durante esta quinta-feira, 30. Além de não haver aulas, os mesmos foram as ruas em forma de protesto.
Em Picos estudantes realizaram uma manifestação e um velório simbólico em praça pública. A mobilização teve início na Praça Coração de Jesus, onde os estudantes produziram cartazes e seguiram em protesto pela Avenida Getúlio Vargas.
De acordo com o presidente do Diretório Central dos Estudantes da UESPI de Picos, Erick Rodolfo, os estudantes cobram a contratação dos professores aprovados no ultimo concurso e a realização de um novo concurso público.
“O curso de contábeis de Picos, por exemplo, está tendo uma aula por semana devido à falta de professores. O problema se estende a todos os cursos do campus. Não queremos o sucateamento da nossa Uespi. Esses professores aprovados serão chamados em setembro. Porque não chamaram já?”, questionou o presidente.
Ao chegarem na praça Felix Pacheco, os estudantes realizaram uma panfletagem e um velório simbólico da instituição.
“Dados do sindicato dos servidores da instituição apontaram que no estado inteiro são 490 disciplinas prejudicas. Em Picos viessem cinquenta professores não sanaria a demanda”, explicou Erick.
A professora do curso de pedagogia, Thaizi Helena, foi uma das docentes que participou da manifestação e afirmou que a luta não é apenas dos alunos e a instituição vem passando por muitas dificuldades há bastante tempo.
“O que os alunos estão reivindicando atinge diretamente os professores e nada mais justo que a categoria apoiar o ato. O curso de pedagogia a principal dificuldade é a falta de professores, além disso, necessitamos de laboratório de prática. Já estamos precisando de mais salas de aula no campus”, disse Thaizi.