04/09/2018 - Jesika Mayara
No Piauí, foram registrados 33 roubos de cargas em 2017, e destes 23 foram confirmados, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança. O crime cresceu, de 2014 a 2017, quase 700%, segundo reportagem exibida na TV Meio Norte.
Dentre os municípios do Piauí, o principal alvo das ações criminosas é Picos, por ser uma região de entroncamento. Alimentos e pneus são os carregamentos mais roubados, devido à fácil revenda dos produtos.
Por causa disso, a Secretaria de Segurança Pública pretende firmar parcerias com o Governo Federal e implementar o monitoramento eletrônico das cargas com o objetivo de diminuir o número de roubos.
O secretário de Segurança Pública, o coronel Rubens Pereira considera o monitoramento eletrônico a solução para antecipar os agentes públicos dos assaltantes. “A grande dificuldade nesses casos é exatamente buscar os autores desses crimes, porque ocorrem, geralmente, em rodovias, nas estradas, longe inclusive, muitas vezes do monitoramento eletrônico. Então, nós estamos tentado com essas medidas, medidas de monitoramento eletrônico, inclusive com parceira com a Polícia Rodoviária Federal, tentar buscar os autores. Geralmente são pessoas conhecidas no mundo crime, e inclusive da polícia”, afirma.
Fonte: 180 Graus