11/04/2016 - Jesika Mayara
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou nesta segunda-feira, 11, a presença do vírus do chikungunya no organismo de I.S.S.G., de 11 anos, que morreu no último dia 16 de março na UTI da unidade de saúde. O atestado de óbito informou que o garoto morreu em decorrência de uma septicemia - infecção generalizada - em decorrência da doença.
A diretora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde, a médica infectologista Amariles Borba, declarou que novos exames serão feitos para confirmar possíveis presenças de outros vírus no organismo do garoto.
"Um primeiro exame já confirmou o Chikungunya, mas o material coletado vai ser enviado também para o Instituto Evandro Chagas, para sabermos se há a presença de outro arbovírus", declarou.
O menino estava internado no hospital da capital desde o último dia 25 de fevereiro, mas era natural do Maranhão. O atestado de óbito apresentou a causa da morte como "choque séptico e septicemia".
O choque séptico ocorre quando uma infecção não é controlada e se espalha pelo corpo rapidamente, causando o comprometimento de órgãos e tecidos.
Fonte: Cidade Verde