16/02/2019 - Redação
Com o fim das coligações proporcionais o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (MDB), disse que a legenda precisa se fortalecer para poder entrar na disputa pelo comando do Palácio Coelho Rodrigues – sede governo municipal.
Segundo Hugo Victor, nesse momento o primeiro trabalho do MDB é reforçar suas fileiras. Tentar convencer alguns colegas que já estão na Câmara a se filiarem ao partido em março do próximo ano, quando abre a janela partidária.
Nesse sentido, pelo menos dois nomes são cotados para ingressarem no MDB em março de 2020. Os vereadores José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP) e Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT).
Embora pertençam a legendas diferentes, os dois votaram e apoiaram a reeleição do deputado estadual Severo Eulálio (MDB).
Estratégia
Como estratégia para o fortalecimento do MDB, Hugo Victor defende que é preciso atrair outras lideranças, inclusive empresários, pessoas novas que queiram contribuir com a política. E dessa forma, aumentar o número de candidatos a vereador, já que em 2020 não haverá mais coligações proporcionais.
“Precisamos trazer novas lideranças, empresários e pessoas de outros segmentos que queiram contribuir com a política. Lá no próximo ano a gente começa a debater quem será o candidato a prefeito de Picos. Nós temos bons nomes em nosso partido e não vamos ficar de fora do debate da sucessão. Queremos sentar à mesa para dialogar, sem impor nada, pois, em minha opinião, quem impõe um candidato é o povo” – argumenta Hugo Victor.
Diante disso, Hugo Victor ressalta que primeiro é necessário fortalecer o partido, se aproximar das comunidades, se aproximar do povo picoense e tentar resolver as demandas. E, num momento posterior, discutir qual será o melhor nome para apresentar à população para comandar o município no próximo mandato.
Pré-candidatos
Até o momento já existem na base de apoio ao governo municipal pelo menos dois pré-candidatos a prefeito. Trata-se do empresário Francisco Araújo da Costa Filho, o Araujinho (PSD) e a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, jornalista Maria de Sousa Santa, sem partido.
Os dois foram citados no início do mês pelo próprio prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), como prováveis concorrentes a sua sucessão com apoio do Palácio Coelho Rodrigues.
Por José Maria Barros/ GP1