Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Teresina registra morte por meningite e Sesapi garante estoque de vacina

Sesapi reforça vacinação de Bebes e crianças na faixa etária obrigatória da vacina

02/04/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-5691e52b328b330235.jpg (Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS)
P40G-IMG-5691e52b328b330235.jpg (Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS)

No último sábado (30), um homem de 33 anos diagnosticado com meningite morreu no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina. Ciro da Cruz Morais, de 33 anos, estava com meningite e morreu por complicações da doença. Natural da zona rural de Nazária, o paciente estava sendo tratado pela rede pública de Teresina. A 4ª Regional de Saúde, que cobre o município de Nazária, recebeu cerca de 130 doses de vacina de acordo com a Coordenação de Imunização.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) garante que há estoque de vacinas contra meningite na rede estadual de saúde e informou que não há surto da doença. Em entrevista, a coordenadora estadual de Imunização, Cássia Barros, reforçou o chamado a vacinação de bebês e crianças na faixa etária abrangida pela campanha da vacina.

A imunização é feita no terceiro e quinto mês de vida da criança e reforçada no primeiro ano e aos 11 a 14 anos de idade para meninos e meninas. Não há vacinação para adultos a não ser em casos de surto.

Ainda de acordo com a coordenação estadual, desde o início de 2019 o Piauí já recebeu 59 mil doses e já distribuiu mais de 55 mil em todo o território. A vacinação oferecida pela rede pública de saúde é contra a meningite tipo C. Os sintomas da doença são febre, vômitos e outras complicações como dor muscular. Em alguns casos a doença pode levar à morte.

 

Fonte: Cidade Verde

Facebook