23/04/2019 - Redação
Teve início na manhã desta segunda-feira, 22, as obras de revitalização da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos. O piso será parcialmente mudado, os vitrais restaurados e a arquitetura sacra adequada aos padrões do Conselho do Vaticano II.
Orçada em aproximadamente R$ 800 mil e com previsão de conclusão para fevereiro de 2020, a obra será custeada por campanhas realizadas pela paróquia.
De acordo com o, Ayrton José da Costa Luz, engenheiro civil responsável pela obra, o piso retirado fará parte da campanha.
“Os mosaicos, chamados ladrilhos hidráulicos, estão sendo limpos, moldurados, adesivados e farão parte de uma campanha para arrecadação de fundos. Eles serão lembranças para as famílias que ajudarão”, explicou o engenheiro.
O bispo diocesano de Picos, Dom Plinio José da Luz, o assunto já vem sendo debatido desde 2013 e um plebiscito foi realizado para as mudanças, seguindo todas as normas da igreja.
“Levei o caso para o colégio de consultores, onde levo as questões mais sérias, que sugeriu que fosse consultada a Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB), no setor de artes sacras. Assim fizemos e um arquiteto especialista no setor veio até aqui, fez um projeto e o padre contratou um engenheiro responsável pela obra”, disse o bispo.
Dom Plínio disse entender a insatisfação popular. “Moramos em um país que é democrático, as pessoas tem o direito de opinar e nos devemos ouvi-las. Isso é natural, as duvidas poderão ser esclarecidas com o engenheiro que está aqui na igreja”.
A Obra
Após a retirada do piso, será retirado o substrato deixando apenas a base original. “Iremos aplicar uma camada de concreto impermeabilizado onde serão fixadas as peças de granito, mármore e os testemunhos que foram paginados para a igreja”, disse Ayrton José.
O engenheiro explicou que estes testemunhos serão peças dos ladrilhos originais da igreja, que serão aplicadas em pontos estratégicos da nave central, servindo de lembranças do piso anterior.
A igreja irá receber novos projetos elétricos e hidráulicos. Os vitrais estão sendo restaurados em Juazeiro do Norte.