30/04/2016 - Redação
Por João Paulo Leal
Da Redação
Desmembrado de Picos através de lei estadual aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado, o município de Santana do Piauí comemorou ontem, dia 29 de abril, os seus 24 anos de emancipação política. A data foi festejada em grande estilo, com a realização de shows com bandas de renome regional e nacional.
As atividades alusivas ao 24º aniversário de Santana do Piauí seriam realizadas nos dias 28 e 29, mas em virtude do falecimento do ex-vereador e líder sindical, José Vicente Leal, também conhecido por Zé de Alta, toda a programação do dia 28 foi cancelada, como também algumas atividades do dia 29.
No início da noite o padre José Mairton celebrou missa em ação de graças na Igreja Matriz de São Pedro, no centro da cidade, com a participação de fiéis e autoridades locais. Algumas horas depois da missa, o grupo de dança local fez uma apresentação no palco existente na Praça São Pedro e logo depois tiveram início as apresentações dos artistas da região no palco principal, que foram Jackson dos Teclados e depois Tonivan Lima.
Após a exibição de um documentário das principais realizações da gestão municipal, subiu ao palco a banda Top Gun, de Teresina, que levou o público ao delírio com a execução dos maiores sucessos das décadas de 80 e 90 dos principais ídolos do pop-rock internacional. Já de madrugada, teve início o show mais esperado da galera jovem: Tony Guerra e sua banda Forró Sacode animaram o público com os seus maiores sucessos, dentre os quais: Obsessão; Perdoa-me; Shineray; Nossa História; Me Libera; Guitarrinha; Edredom e outros.
À frente da organização da festa, o prefeito Ricardo José Gonçalves gostou da participação do público, não só de Santana, como também de cidades vizinhas, como Picos, Inhuma, São José do Piauí, Bocaina, Sussuapara, São João da Canabrava, Dom Expedito Lopes, Ipiranga, dentre outras, que abrilhantou mais ainda o evento.
Sobre os desafios de sua administração, ele afirma que o principal está em manter o equilíbrio das finanças e assim evitar que o município seja penalizado com o corte de recursos ou impedido de celebrar convênios, por conta de eventual inadimplência. Com relação ao apoio político, o gestor fez questão de frisar o apoio encontrado no governador Wellington Dias (PT) e no deputado estadual Severo Eulálio (PMDB).
PRESENÇAS
A convite do prefeito de Santana do Piauí, Ricardo Gonçalves, várias autoridades e lideranças locais e da região estiveram prestigiando o aniversário da cidade, como os vereadores, secretários municipais e ainda os deputados estaduais José Icemar Néri, o Nerinho e Tamânia Gomes de Medeiros, a Belê; os prefeitos Atiano Bezerra, de São José do Piauí e Elson Silva, de São João da Canabrava, dentre outros.