Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Criadores têm até sexta-feira para certificar seu rebanho

A USAV de Picos caracteriza o final da campanha como tranquilo.

05/01/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
d86743b485fe4977d2b83be9a837.jpg Raimundo Barbosa, veterinário da Adapi de Picos. (Foto: Jesika Mayyara)
d86743b485fe4977d2b83be9a837.jpg Raimundo Barbosa, veterinário da Adapi de Picos. (Foto: Jesika Mayyara)

Criadores de Picos e região têm até o dia 10 de janeiro para certificar o seu rebanho vacinado contra a Febre Aftosa, os mesmos devem procurar a sede da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (USAV) de Picos até essa sexta-feira, 08, das 08h00 as 13h30.

De acordo com veterinário da Adapi de Picos Raimundo Barbosa, os últimos dias de campanha o clima é de tranquilidade. “Estamos chegando ao final da campanha e aguardamos os criadores que ainda não realizaram sua certificação. Pedimos que compareçam com urgência para que possamos concluir os trabalhos de digitação”.

Ainda segundo o veterinário, muitos municípios já alcançaram bons índices como Vera Mendes (98%), Aroeiras do Itaim (100%) e Francisco Santos (98%), porém, alguns criadores de Picos e Geminiano ainda não compareceram a USAV para realizar a certificação do seu rebanho vacinado.

Dados da USAV de Picos apontam que na sede do município existem aproximadamente 14 mil bovinos e até o momento 78% dos criadores vacinaram e certificaram seu rebanho.

“Estamos com uma boa expectativa que a meta seja alcançada na USAV de Picos, pois além de existirem muitos dados a serem digitados, alguns municípios já estão com índices acima da meta. Criadores que não vacinarem e certificarem seu rebanho serão punidos”, informou Raimundo.

A USAV de Picos, que atende aos municípios de Picos, Santana, Sussuapara, Monsenhor Hipólito, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis, Santo Antônio de Lisboa  e Aroeiras do Itaim durante a última etapa da campanha alcançou o índice de 94,36% de animais vacinados.

Segundo dados da unidade a região possui aproximadamente 44.506 bovinos, a expectativa é que 90% desse quantitativo receba a dose da vacina.

 

 

Facebook