21/07/2019 - Redação
Dados coletados pelo programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o Piauí é atualmente o terceiro estado do Nordeste com a maior quantidade de focos de incêndio.
De janeiro até 18 de julho deste ano o Piauí registrou 915 focos de incêndios, ficando atrás apenas do Maranhão [2281 focos] e Bahia com 1845, primeiro e segundo lugar, respectivamente. Com chegada do período do B-R-O-Bró, que compreende os meses de setembro a dezembro, as temperaturas aumentam e, consequentemente, mais queimadas serão registradas no Estado.
O número de focos de incêndio registrados no Piauí em sete meses de 2019 é apenas 15% inferior ao total registrado em todo 2018, que foi 1084. O aumento preocupa autoridades do Estado e o Corpo de Bombeiros já está realizando ações de prevenção e combate a incêndios.
A major Najra Nunes conta que parcerias com o Ministério Público Estadual, como o projeto Corta- Fogo, e Defesa Civil, estão possibilitando ações como palestras, minicursos e campanhas publicitárias para conscientizar a população sobre o assunto.
“O B-R-O-Bró ainda não começou, mas começamos ações com esses parceiros. Essas ações têm como objetivo evitar que o número dessas queimadas aumente e queremos conscientizar”, disse a major. A grande maioria dos incêndios é provocada pela ação do homem.
No que diz respeito ao combate aos incêndios, o Corpo de Bombeiros do Piauí garante que a estrutura operacional está sendo reforçada para que as equipes possam trabalhar com eficácia.
“Nós reforçamos viaturas e o número de militares disponíveis no plantão. Já temos equipes 24horas e a gente prepara mais viaturas e vamos colocar mais equipes para combater os incêndios”, garante o Corpo de Bombeiros.
A major alerta que praticar queimada é crime ambiental que prevê prisão e multa. O artigo 250 do Código Penal classifica como crime o ato de “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”.
Alguns casos são possíveis de autorização para queimadas, mas devem ser solicitados a órgãos competentes para que analisem cada caso para autorizar ou não.
Ranking focos de incêndio em 2019
• Maranhão – 2281
• Bahia- 1845
• Piauí - 915
• Ceará – 226
• Pernambuco- 124
• Alagoas - 67
• Sergipe - 62
• Paraíba - 60
• Rio Grande do Norte - 30
Cidade Verde