06/08/2019 - Redação
Três municípios do interior do Piauí são considerados os mais violentos do estado, de acordo com o Atlas da Violência, pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (5). O levantamento apontou que as cidades de Sebastião Barros, Caldeirão Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí tiveram a maior taxa de homicídios estimada em 2017.
Segundo o Atlas, quando se trata de mortes violentas no estado, duas mesorregiões tiveram destaque em 2017, sendo elas o Sudeste e Centro-Norte piauiense. E as cidades de Sebastião Barros, a 940 km de Teresina, Caldeirão Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí, distantes 424 km e 364 km da capital, respectivamente, se destacaram como mais violentas.
O levantamento mostra que Sebastião Barros teve a taxa de homicídio estimada de 87,7 em 2017, sendo assim o mais violento do estado. Seguido de Caldeirão Grande do Piauí, com taxa de 70,4, e Vila Nova do Piauí, com 68,2.
O estado segue uma tendência nacional em que os índices de violência no país estão crescendo especialmente em cidades médias e pequenas. Esse aumento fez o índice nacional crescer nos últimos 20 anos, apesar da queda nas cidades grandes.
A taxa é calculada com base nos dados de mortes violentas registradas em cada município, incluindo homicídios, suicídios, acidentes e mortes com causa indeterminada, em que o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS), falhou em estabelecer a causa correta.
Para fazer o cálculo, o Atlas levou em conta o número de mortes a cada 100 mil habitantes. Aqueles municípios com população menor, tiveram um cálculo populacional estimado.
Estado com menor taxa
Apesar das altas taxas em Sebastião Barros, Caldeirão Grande do Piauí, e Vila Nova do Piauí, o Atlas aponta o Piauí como o estado nordestino com menor taxa de homicídios estimada em 2017 e a média dos municípios piauienses como uma das mais baixas do país.
Teresina apresentou taxa de 39,4, sendo a média dos municípios do estado de 11,4. Conforme o levantamento, foram registrados 319 homicídios na capital em 2017. Em Parnaíba, segunda maior cidade do estado, no Litoral do Piauí, a taxa foi 27,9, referente às 38 mortes violentas contabilizadas no mesmo ano.
Fonte: G1